Para comprar

Para comprar, é só enviar as características do produto que desejar, juntamente com os seus dados por e-mail: betartes.salgueiro@gmail.com
ou Ligue: 22 981274449

domingo, 17 de outubro de 2010

História de um projeto mal elaborado

Uma história que poderá ser semelhante a alguma que já vivenciou ou soube por meio de outras pessoas.
Quando Marcos assumiu um projeto para construir uma ala de um hospital, ele já pegou o trabalho em andamento. O gerente anterior fora para outro emprego. Logo Marcos soube o porquê.
À medida que examinava o plano deixado pelo seu antecessor, Marcos se preocupava. Havia algo de errado, mas ele não conseguia perceber o que era. Era uma intuição, daquelas que sentimos, quando as coisas não parecem lá muito bem.
Marcos contou a seu novo chefe sua preocupação e ficou surpreso ao ver João concordar. “Eu tenho tido a mesma preocupação”, disse e continuou “Fique por lá até descobrir o que é”.
Muitos dias se passaram, antes que Marcos se desse conta do que estava errado. Trabalhadores estavam limpando o terreno, máquinas trabalhavam sem parar, operário arrancando árvores e removendo pedras, mas o custo daquele trabalho não estava previsto no projeto. Ele fez uma rápida estimativa do custo da preparação do terreno e seu coração disparou. O custo orçado era de R$100.000,00 e a estimativa inicial para o projeto inteiro era de somente R$700.000,00.
Juntos, Marcos e João solicitaram uma reunião com a direção do hospital. Quando souberam o que estava acontecendo, os membros da diretoria empalideceram; então, mandaram os dois para fora da sala de reuniões.
Depois de uma angustiante meia hora, a direção chamou-os de volta. “Bem,
estamos comprometidos com este trabalho”, disse o diretor, “portanto, teremos de encontrar o dinheiro em algum lugar”.
Como pode ter observado nessa história, essa é uma das causas mais comuns de colapsos de projetos - esquecer de planejar algum aspecto do trabalho. No exemplo, o gerente de um projeto de construção viu o orçamento inicial sofrer um acréscimo significativo porque se esqueceu de incluir o custo da limpeza e preparação do terreno em seu orçamento.
Erros na estimativa da duração e custos das tarefas são as principais causas de falhas em projetos.
Quantos projetos podem ter sido interrompidos ou abortados, justamente pelo esquecimento de incluir tarefas que envolveriam novos custos?

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget